segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Quem foi que disse?

"Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes ao rico; porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícia do assunto" - Eclesiastes 10:20.

 Quem foi que disse (ou contou - ou falou) isto? Não é assim que nos manifestamos diante de algumas situações estranhas e até misteriosas que por vezes nos assolam? E o que dizer do texto de Eclesiastes 10:20 onde se diz que "as aves do céus levam a voz e os que tem asas dão notícia do assunto? Complicado não? Vejamos igualmente que intrigante o fato narrado em Josué 2:1-2 e que parece corroborar com este texto acima: "E JOSUÉ, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali. Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra".
Ora, Josué não enviou SECRETAMENTE dois homens para espiar Jericó? Então como explicar a noticia que foi dada quase que de imediato ao rei dizendo que uns homens vieram espiar a cidade? Bem, só coloquei este texto em evidência para que possamos atentar para coisas misteriosas que às vezes nos acontecem ou somos acometidos, MAS, o mais importante não são as misteriosas ocorrências e sim as misteriosas providências que o Senhor tem para conosco.
Nas providências deve descansar nosso coração! O alerta, segundo o texto de Eclesiastes é para que não venhamos usar nossa boca contra nós mesmos falando aquilo que não se deve, mesmo que seja em secreto, entretanto, se nossa boca não nos faz culpados, então, temos Deus a nosso favor e Sua vontade há de se cumprir, mesmo que aparentemente tenha ocorrido alguns empecilhos...
Voltando ao caso dos espias... foi comunicado ao rei que haviam espias sondando a cidade e, lógico, o rei fez o que deveria fazer, assim, envio soldados ao encalço dos mesmos, entretanto, Deus inclinou o coração de uma mulher chamada Raabe para que usasse de misericórdia para com aqueles homens. Em tempo é bom notar que Deus usa até mesmo de maneiras estranhas para nos beneficiar e devemos estar muito atentos a isso. Para quem não sabe Raabe era uma prostituta... que usou de misericórdia para com os espias... por sua atitude foi poupada a vida dela e de toda sua família... e... pela fé demonstrada ela consta na galeria da fé em Hebreus 11... e pasmem... ela consta na genealogia de Jesus.
Assim, não devemos colocar empecilhos naquilo que Deus deseja fazer... Jamais teremos conhecimento pleno das coisas que nos cercam.
Às vezes o que tomamos por mal pode estar sendo usado em nosso benefício e o que tomamos por bom, pode nos ser por laço! Então... quem foi que disse isto contra mim? Quem falou isso? Quem fez isso contra minha pessoa? Não importa quem disse ou quem fez... o que importa é que se estivermos salvaguardados em Deus, Ele estará lutando por nós e no final poderemos entender o "todo" embora tenhamos muita dificuldade em entender as "partes" do processo. Não nos preocupemos em demasia com as misteriosas ocorrências, mas, nos regozijemos com as misteriosas providências que certamente o Senhor tem preparado. Amém!

Nenhum comentário:

Arquivos